Foto da Obra

Legalização de imóveis tombados e desafios do patrimônio cultural são temas de debate

28/08/2019

Encontro gratuito acontece no Sesc Piracicaba na quarta (29), com ingressos limitados

Como parte integrante da série cujo objetivo é discutir a valorização do patrimônio arquitetônico, cultural, histórico e natural de Piracicaba, a Corsi Arquitetura e o Sesc realizam na próxima quarta-feira, 29, às 20h, o debate “Legalização de Imóveis Tombados: A Importância do Registro”, que compõe a programação do Circuito Patrimônio em Discussão e acontece no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Piracicaba. A entrada é gratuita, porém, os ingressos são limitados e é preciso se inscrever pelo site: www.sescsp.org.br/piracicaba

O debate contará com a participação de Moacyr Corsi Junior, Eduardo Marconi Salgado e Paulo Affonso Leme Machado, que conversarão sobre as dificuldades e as possibilidades na legalização de imóveis tombados. Rafael Bitencourt será o mediador.

“O objetivo é discutir a legislação relacionada a questões referentes aos patrimônios históricos. Existe uma falta de informação quanto a isso, tanto que abordarei como se faz um projeto técnico dentro da lei. É uma discussão bastante importante para quem lida com patrimônios ou estuda o assunto”, afirma Moacyr Corsi Junior.

PARTICIPANTES

Eduardo Salgado Marconi é mestre em arquitetura e urbanismo e Secretário Municipal de Planejamento da Prefeitura de Bragança Paulista. Paulo Affonso Leme Machado é doutor em direito pela PUC e mestre em direito ambiental pela Universidade Robert Schuman, na França e, atualmente, é professor da Unimep.

Moacyr Corsi Júnior é arquiteto e urbanista formado pela Unimep, com mais de 15 anos de experiência em restauro de patrimônios históricos e diretor da Corsi Arquitetura, O mediador Rafael Bitencourt é jornalista formado pela Unimep, com pós-graduação em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha) e extensão em Administração Pública da Cultura pela UFGRS. É aluno especial a USP (Universidade de São Paulo) e idealizador do projeto Educomunicação e Memória.

CIRCUITO

Iniciado em junho, o Circuito Patrimônio em Discussão é composto por diferentes eventos. “O objetivo é reunir proprietários de imóveis tombados e todos que se relacionam com esse setor de forma direta ou indireta, como investidores da área imobiliária, profissionais de turismo e cultura, restauradores, arquitetos, engenheiros, corretores de imóveis e estudantes”, explica Corsi Junior.

O Circuito Patrimônio em Discussão é realizado pela Corsi Arquitetura e Sesc, e conta com apoio do Instituto Terra Vida.

SERVIÇO

Debate “Legalização de Imóveis Tombados: A Importância do Registro”, que compõe o Circuito Patrimônio em Discussão. Quarta-feira, 29/08, às 20h, no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155). A entrada é gratuita, porém, os ingressos são limitados e é preciso se inscrever pelo link: www.sescsp.org.br/piracicaba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3437-9292.

 


Rafael Bitencourt

Rafael Bitencourt é jornalista, produtor cultural e pesquisador. Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha), transitou por diferentes veículos de comunicação, agências, organizações públicas e empresas. Gosta de escrever sobre questões relacionadas à cultura, como Patrimônios Históricos, e é idealizador do projeto Educomunicação e Memória, que trabalha com patrimônio cultural, meio ambiente e identidade. Diretor da Tempo D Comunicação e Cultura, atua na área de comunicação da Corsi Arquitetura.


Compartilhar


Veja também


◁ Voltar