Foto da Obra

Circuito debate a importância das tradições e costumes como patrimônios culturais

28/08/2019

Atividade gratuita acontece no Sesc Piracicaba na sexta (20), com ingressos limitados

Dando continuidade à série cujo objetivo é discutir a valorização do patrimônio arquitetônico, cultural, histórico e natural de Piracicaba, a Corsi Arquitetura e o Sesc realizam na próxima sexta-feira, 20, às 20h, o debate “Cultura em Discussão: Tradições e Costumes são um Patrimônio?”, que compõe a programação do Circuito Patrimônio em Discussão e acontece no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Piracicaba. A entrada é gratuita, porém, os ingressos são limitados e é preciso se inscrever pelo link: https://bit.ly/2LfZuKz

O debate contará com a participação de Moacyr Corsi Junior, Antônio Filogênio de Paula Junior e Marcos Monteiro Rabelo, que conversarão sobre a importância de resgatar e valorizar o patrimônio cultural imaterial e a memória cultural, além de potencializar o sentimento de pertencimento. Rafael Bitencourt será o mediador.

“O intuito é dar voz às pessoas que trabalham com tradições e costumes, que são nossos patrimônios imateriais e debater os desafios encontrados nesse setor de grande importância para a cultura. São elementos de grande potencial para a economia criativa, além de agregar valor à imagem do município como cidade inteligente, quando tal questão é observada”, afirma Moacyr Corsi Junior.

PARTICIPANTES

Antônio Filogênio de Paula Junior é graduado em filosofia, é doutor em Educação pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e atua na Secretaria da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) de Piracicaba, como programador cultural da Biblioteca Pública Municipal. Marcos Monteiro Rabelo é graduado em história, mestre em História da Arte pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e atua na superintendência do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em São Paulo.
Moacyr Corsi Júnior é arquiteto e urbanista formado pela Unimep, com mais de 15 anos de experiência em restauro de patrimônios históricos, e apresentará o conceito do Patrimônio como marca e ferramenta para desenvolver a identidade de um lugar ou negócio. O mediador Rafael Bitencourt é jornalista formado pela Unimep, com pós-graduação em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha) e extensão em Administração Pública da Cultura pela UFGRS. É idealizador do projeto Educomunicação e Memória.

CIRCUITO

Iniciado em junho, o Circuito Patrimônio em Discussão é composto por quatro eventos, que acontecem até setembro. O objetivo é reunir proprietários de imóveis tombados e todos que se relacionam com esse setor de forma direta ou indireta, como investidores da área imobiliária, profissionais de turismo e cultura, restauradores, arquitetos, engenheiros, corretores de imóveis e estudantes.
Os próximos encontros abordarão “Legalização de imóveis tombados: a importância do registro” (29/8) e “O Patrimônio e o amanhã: perspectivas para o futuro” (em data a ser definida). Será realizada ainda a Jornada do Patrimônio, evento que consiste em uma visita guiada a patrimônios de Piracicaba. O Circuito Patrimônio em Discussão é realizado pela Corsi Arquitetura e Sesc, e conta com apoio do Instituto Terra Vida.

SERVIÇO

Debate “Cultura em Discussão: Tradições e Costumes são um Patrimônio?”, que compõe o Circuito Patrimônio em Discussão. Sexta-feira, 20/07, às 20h, no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Piracicaba (Rua Ipiranga, 155). A entrada é gratuita, porém, os ingressos são limitados e é preciso se inscrever pelo link: https://bit.ly/2LfZuKz. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3437-9292.

 


Rafael Bitencourt

Rafael Bitencourt é jornalista, produtor cultural e pesquisador. Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha), transitou por diferentes veículos de comunicação, agências, organizações públicas e empresas. Gosta de escrever sobre questões relacionadas à cultura, como Patrimônios Históricos, e é idealizador do projeto Educomunicação e Memória, que trabalha com patrimônio cultural, meio ambiente e identidade. Diretor da Tempo D Comunicação e Cultura, atua na área de comunicação da Corsi Arquitetura.


Compartilhar


Veja também


◁ Voltar